Ao longo do último ano, funcionários do Instagram e do
Facebook participaram de uma pesquisa interna. Eles foram convidados a desenhar
o logo do Instagram de cabeça, sem fazer qualquer consulta. O objetivo era perceber
o que era mais marcante no desenho atual.
Hoje, o Instagram anuncia um novo logo, assim como um novo
design de seu visual interno. “Nós mantivemos as duas características
principais que descobrimos com nossas pesquisas. Elas são a lente e o arco-íris”, disse Melissa Amorim, chefe de comunicação do Instagram para a
América Latina.
Se as lentes estão fáceis de encontrar no novo ícone, o
arco-íris é mais conceitual. Ele é representado pelo dégradé de cores que serve
como fundo.
Aliás, o Instagram não é o único a ganhar um novo ícone. Os
apps da família também estão redesenhados, todos seguindo o novo padrão visual.
Eles são Layout, Boomerang e Hyperlapse. A mudança mais representativa é do
Boomerang, que passa a exibir um símbolo de infinito—refletindo que você pode
passar a eternidade olhando para um Boomerang, por mais que isso não seja
aconselhável.
“Ao longo dos cinco anos de existência, o Instagram mudou
muito. A nova linguagem visual vem para refletir uma nova fase”, explica
Melissa.
Este é o terceiro logo adotado pelo Instagram. O primeiro,
foi usado por pouco tempo (veja a imagem aqui). “O ícone original era um
desenho sobre uma câmera de verdade e não tinha nada a ver com o Instagram”,
explicou Kevin Systrom em 2011.
Veja abaixo os novos ícones dos apps da família Instagram:
Mudanças no interior
Se no ícone estão muitas cores e um visual que chama
bastante atenção, a mudança interna deixa o app mais discreto. Talvez você
tenha visto o novo visual em algumas imagens pela internet.
Essencialmente, ele fica em preto e branco. Apenas alguns
detalhes são coloridos. De maneira geral, ele fica extremamente mais limpo e a
atenção do usuário vai para onde importa. “O foco fica completamente no
conteúdo”, disse Amorim.
De fato, na demonstração que vi, as imagens coloridas ficam
muito mais ressaltadas entre os detalhes em preto e branco do visual novo do
aplicativo.
Para ter o novo visual, tenha a versão mais recente do
Instagram instalada em seu smartphone.
A empresa divugou também um vídeo que marca a sua mudança
visual desta semana.
Confira a seguir.
Tags
Tecnologia