Em meio às mudanças na gestão das prefeituras das cidades
brasileiras, uma ferramenta desenvolvida pela Vivo deve ajudar os governantes
dos municípios a identificar os problemas apontados pelos moradores.
Chamado de 156 digital, a plataforma detecta as principais
reclamações nos canais de comunicação das prefeituras – e nas redes sociais – e
gera uma espécie de “cardápio” de relatórios enviados para as áreas
competentes.
Em termos práticos, a iniciativa cria um mapa da cidade com
a localização das ocorrências, como a queda de árvores, buracos nas ruas,
lâmpadas apagadas e longas filas nos postos de saúde. O sistema, que tem custo
médio de R$ 3 mil por mês, só pode ser acessado por funcionários da prefeitura.
O serviço ainda disponibiliza um aplicativo para que o
próprio prefeito acompanhe as solicitações dos eleitores e o respectivo status
da solução aplicada em tempo real.
“Vários filtros podem ser utilizados, permitindo identificar
em quais bairros estão concentrados os problemas, em que período ocorreram, se
foram resolvidos e qual prazo para a solução”, afirma Viviane Soares, diretora
de Produtos B2B da Vivo. “Ou seja, relatórios que antes eram disponíveis apenas
ao final de cada mês são extraídos diariamente”.
A ferramenta, que segundo a Vivo reduz os gastos das
prefeituras em até 80%, já está disponível nas cidades paulistas de Guariba,
Votuporanga, Rifaina, Serra Azul, Lençóis Paulista, Icanga, Nhandeara, São
Carlos, Ibatiba, Ibitinga, Monte Aprazível e em alguns municípios do Paraná,
Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
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