Inspirado em aplicativos de transporte como o Uber, os
Correios estão planejando lançar uma nova empresa de logística para entregar
encomendas de forma mais segura e eficiente.
Através de um aplicativo, o usuário poderá pedir para que
sua compra seja entregue em seu endereço por moto, carro ou bicicleta,
escolhendo o meio de locomoção mais conveniente para o caso. Esse tipo de entrega
é conhecido em outros países como "crowdshipping", permitindo que as
entregas sejam feitas por terceiros autorizados.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o IDEC, diz
que a iniciativa precisa ser estruturada com o máximo de cuidado para que não
haja fraudes e prejuízos. Segundo o órgão, o serviço "deve zelar pela
garantia dos direitos básicos dos consumidores e responsabilização, tanto dos
Correios quanto pela empresa de tecnologia intermediadora, por violações
causadas aos consumidores".
O presidente dos Correios disse que a empresa ainda está
fechando detalhes do negócio, mas que o desenvolvimento deve começar ainda
neste ano.
Fonte: Estadão