Livraria mais antiga do Brasil fecha as portas

 

Livraria mais antiga do Brasil fecha as portas

A livraria mais antiga do Brasil, Ao Livro Verde, amanheceu com as portas fechas nesta segunda-feira (13), após meses de luta com a campanha denominada SOS Ao Livro Verde.

A campanha que contou com a participação de instituições e entidades representativas da sociedade civil, foi deflagrada por diferentes meios e plataformas a fim de salvar a livraria mais antiga do país, um dos maiores patrimônios históricos e culturais do município, com mais de 180 anos de existência, e que entrou com pedido de falência na 5ª Vara Cível da Comarca de Campos.

Ao Livro Verde foi fundada em Campos dos Goytacazes (RJ) em 13 de junho de 1844, conforme atesta e reconhece a publicação internacional, o Livro dos Recordes "Guiness Book".

Foi criado um abaixo-assinado contra o fechamento da Livraria Ao Livro Verde, que já ultrapassou 2.100 assinaturas.

A dívida acumulada pela Ao Livro Verde é de quase R$ 2 milhões. Proprietário da livraria, Ronaldo Sobral informou que a crise já se desenhava há alguns anos, mas se agravou com a pandemia da Covid-19, que manteve o estabelecimento fechado por cerca de dois anos. Nesse período, o quadro de funcionário reduziu de mais de 60, que havia nos bons tempos, para apenas nove.

Ao Livro Verde foi testemunha de um pedaço importante da História como a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República, duas guerras mundiais, duas pandemias e, em 1995, entrou para o livro de recordes como a mais antiga do livraria país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras razões se somam para o agravamento da situação da livraria, como o esvaziamento do centro histórico da cidade, a crise no mercado livreiro e a queda na venda de material didático, agora comercializado pelos próprios estabelecimentos de ensino. Com acervo de mais de 3 mil títulos, hoje é o material de escritório que segura as vendas.

O Campos 24 Horas e outros veículos, entidades participaram da campanha, como Associação de Imprensa Campistas, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), 12ª subseção da OAB/Campos, Uenf, UFF, Forum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, alunos do Liceu de Humanidades de Campos, Sindicato do Comércio Varejista de Campos, Fundação Benedito Pereira Nunes, Sindicato Rural de Campos, Academia de Letras do Brasil (seccional Campos), Fundação Cultural de Campos, Academia Campista de Letras, Uniflu, Asflucan,  Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Sinaerj, Hospital Escola Álvaro Alvim, Faculdade de Medicina de Campos, Fundenor, Tec Incubadora, Autoras e Autores Campistas, Academia Pedralva de Letras e Artes, ISE, Studio M e Meu Condomínio, entre outras. *Fonte: Campos24Horas.

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.