O prefeito de Itaperuna, Alfredão, decretou na última quarta-feira(27/12), Situação de Emergência – Desastre Nível 2, em resposta às intensas chuvas ocorridas na última terça-feira (26/12).
Paralelamente, foi estabelecido o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise, coordenado pela Secretaria de Segurança, Proteção e Defesa Civil e composto pelas Secretarias de Gabinete, de Assistência Social, Trabalho e Habitação e de Desenvolvimento Urbano (Obras).
O objetivo é fortalecer a resposta governamental diante dos impactos das chuvas, concentrando esforços para minimizar danos, garantir a segurança da população e iniciar a recuperação das áreas afetadas.
A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna alerta a todos os moradores sobre o período de chuvas de verão (dezembro a março). É sabido que nesta época do ano sempre chove no município com possibilidades de ruas alagadas, enchentes, rajadas de vento forte e deslizamentos de terra. Caso o morador seja residente em área de risco, a orientação é que, nesse período do ano, fique atento ao clima e busque um lugar seguro para ficar quando necessário, já que as informações de quantidade de chuva e velocidade do vento são apenas previsões, o que podem mudar repentinamente, como aconteceu na última terça-feira, dia 26 de dezembro.
>>>> Quer receber nossas notícias gratuitas? Participe da nossa Comunidade no WhatsApp ou entre no nosso Canal do Telegram!
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a previsão para os próximos três meses (janeiro, fevereiro e março), na região Sudeste, indica condições favoráveis para chuva acima da climatologia, principalmente em Minas Gerais, onde a chuva pode ser mais frequente. O que prejudica potencialmente as cidades do Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
A equipe da Defesa Civil se mantém de prontidão na sede da Secretaria das 8h às 18h e, após, de sobreaviso, atendendo 24 horas por dia pelo telefone (22) 3824-6334.
Leia os decretos na íntegra:
Situação de Emergência Desastre Nível 2
PUBLICIDADE