A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação informou que os novos conselheiros tutelares e suplentes foram empossados nesta quarta-feira(10/01).
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), a secretária municipal de Assistência Social Adriana Levone, o vereador Adenilson Zacharias, demais autoridades e convidados participaram da sessão solene, realizada no auditório da OAB-RJ 11ª Subseção – Itaperuna/RJ.
No final do ano passado, os conselheiros tutelares e suplentes passaram por uma capacitação, através de curso ofertado pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente). Essa capacitação foi fundamental para garantir que eles possam desempenhar efetivamente suas funções de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Foi uma oportunidade ímpar, para que os novos conselheiros ampliassem o conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de conhecer outros regulamentos relacionados aos direitos desse público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda vale destacar a importância sobre orientação referente aos procedimentos legais específicos, que regem o papel do conselheiro tutelar, como por exemplo, atuação interdisciplinar, em que são necessárias noções de psicologia, serviço social, direito, pedagogia, entre outras áreas, para lidar com as diferentes situações que podem surgir.
Outro fator importante a ser destacado é o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, empatia e comunicação; além da identificação e abordagem de situações de risco. É preciso estar atento a sinais de violência, abuso, negligência, exploração, entre outros problemas que afetam crianças e adolescentes.
Os Conselheiros Titulares são: Edmara Lanes Deas, Claudia
Pinheiro Sampaio, Cristiano Vicente de Freitas, Erica Maria Beiral Satolo
Chaves, e Ana Beatriz de Abreu e Silva de Matos. E os Suplentes: Fábio Braga,
Victor Felix de Oliveira Azevedo, Alexssander da Silva Curty, Sueli Valéria da
Silva dos Santos e Lia Carla da Silva Freitas.