Nessa sexta-feira (26/01), o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, reuniu-se com os juízes das 165 zonas eleitorais, da Capital e interior, para tratar da preparação das Eleições 2024. A campanha para biometrização de 100% do eleitorado fluminense foi um dos temas abordados na reunião, que aconteceu na sede do Tribunal, no Centro do Rio.
“As eleições municipais são pleitos que exigem atuação ainda mais próxima entre administração e cartórios eleitorais. O sucesso do processo eleitoral depende do bom andamento de todas as zonas eleitorais”, afirmou o presidente da Corte. “O contato e união entre os juízes é muito importante”, completou.
O desembargador enfatizou a importância de as Zonas Eleitorais se engajarem na divulgação da campanha de biometrização do eleitorado, lançada na última segunda-feira (22). “Temos que conscientizar o eleitor e a eleitora que a biometria é uma garantia a mais de segurança do processo eleitoral”, reiterou. O magistrado incentivou a presença da Justiça Eleitoral Itinerante aos locais de grande circulação das cidades. “É uma forma de nos aproximarmos da sociedade”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso, destacou a necessidade de uma atuação célere na fiscalização da propaganda e no registro de candidatura. “Orientação junto aos partidos ajuda a prevenir problemas”, resumiu.
O desembargador Henrique Carlos Figueira aproveitou a oportunidade para anunciar atividades temáticas com pautas específicas sobre propaganda eleitoral, registro de candidatura e prestação de contas.
A segurança do processo eleitoral e o combate à fake news também foram abordados durante a reunião. “Estamos em contato com as forças de segurança pública, e fazendo o mapeamento das áreas de risco. A colaboração dos juízes e servidores, que atuam na ponta e conhecem a realidade local é essencial”, analisou o presidente Figueira.
Também fizeram apresentações na reunião o coordenador de
Planejamento Estratégico, Robson Sobrinho, o secretário de Tecnologia da
Informação, Michel Kovacs, o coordenador de Comunicação Social, Stéfano Salles,
e o assessor de Pesquisa e Análise, Marcio Augusto Tobias.
Fonte: TRE-RJ