O CONPAI (Conselho de Pastores de Itaperuna), emitiu nesta quarta-feira (21/02) uma nota de repúdio as recentes falas do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Estado de Israel. No domingo (18/02), Lula comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. As informações sã do Noroeste Informa.
A nota emitida pelo CONPAI afirma que “Tais declarações são racistas e antissemitas, colocando o Brasil numa crise diplomática com o Estado de Israel, refletindo mundialmente e constrangendo o povo brasileiro” e conclui ressaltando que “não somos a favor da guerra. Todavia, Israel como Estado soberano tem o direito de se defender dos ataques contra o povo judeu“.
As reações a esse discurso feito por Lula tem sido contundentes. Israel tornou o presidente brasileiro persona non grata até que ele se retrate, proibindo Lula de pisar no país. Um pedido de impeachment foi protocolado na Câmara Federal com recorde de assinaturas, 133 parlamentares. O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, pediu publicamente que Lula se retrate.
Leia abaixo a nota completa emitida
pelo CONPAI: