O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) multou a
concessionária de energia Enel — no valor de R$ 113.991,11 — nesta sexta-feira
(dia 2). A alegação é de falhas na prestação de serviço na cidade de Santo
Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. A empresa, porém, ainda pode recorrer
da decisão.
Além disso, o órgão instaurou um ato sancionatório contra a
Light em razão de problemas frequentes na Ilha do Governador, na Zona Norte do
Rio.
De acordo com o órgão, queixas sobre quedas de energia
elétrica, oscilações na rede elétrica, queima de eletrodomésticos e demora
excessiva no restabelecimento do serviço foram algumas das causas que levaram à
aplicação de multa à Enel e à instauração do procedimento contra a Light.
Segundo Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, somente
neste ano, foram registradas 275 queixas contra a Light.
"Quando o bairro da Ilha do Governador foi atingido
pela falta de luz e a demora excessiva no retorno, fizemos uma força tarefa no
bairro e conseguimos ajudar os moradores de uma forma mais rápida, no entanto,
os problemas continuaram e, por isso, instauramos ato sancionatório em face da
empresa, que poderá ser multada em mais de R$ 13 milhões", completou.
No caso da Enel, a concessionária ainda terá 15 dias para
recorrer da multa, após receber a notificação. A resposta será analisada pelos
especialistas do Procon-RJ. Caso estes entendam que as explicações não foram
suficientes, a companhia terá que pagar a multa.
A Enel Distribuição Rio informou que não foi notificada da
referida decisão. "A empresa reforça que mantém uma relação de
transparência com seus clientes e com todos os seus públicos e está fortemente
comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população", acrescentou.
Quem quiser fazer denúncia ou registrar queixa contra
empresas pode acessar o site www.procon.rj.gov.br. *Fonte: Extra.
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