Aconteceu nesta última semana um evento inédito na região e transformador em Porciúncula. Uma ação integrada e de cooperação entre o Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia de qualificação e conhecimento destinado aos servidores de saúde na promoção de direitos da população vivendo com HIV e dos LGBTQIA+.
Para discutir propostas de inclusão e direitos da população LGBTQIA+, estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde, Higino Lira, e representantes das Secretarias de Educação e de Promoção Social, entre servidores de saúde, funcionários da Educação e representantes do CRAS e CREAS do município.
A pauta passou pelos cuidados de saúde destinados à população LGBTQIA+ de Porciúncula, identificando os principais entraves no atendimento integral a este público, buscando fortalecer a promoção da saúde e dos direitos da população que vive com HIV/Aids e LGBTQIA+ no município, combatendo a LGBTfobia e a desinformação.
CONTINUA DE POIS DA PUBLICIDADE
Oficinas educativas tiveram início às 10 horas e os grupos de estudo contaram com a equipe de facilitadores do Grupo Pela Vidda/RJ.
O secretário de Saúde Higino Lira acompanhou atentamente as
colocações. “É muito importante que os servidores do Sistema Único de Saúde
estejam devidamente qualificados e que tenham mais preparo no acolhimento e no
atendimento a esta população. Esta parceria visa combater qualquer tipo de
preconceito, oferecendo saúde, humanização e uma verdadeira inserção na
sociedade”, concluiu o secretário.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Higino Lira, do subsecretário Marco Avelar e da coordenadora do Centro Municipal de Infectologia dos programas Ist/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, Bruna Monteiro.
O evento foi coroado com o grande show Drags da Prevenção,
com apresentação performática de drags queens, entre elas, a cover oficial da
Madona no Brasil. *Por Rosimere Ferreira.