O prazo final para o registro das candidaturas para as eleições municipais de 2024 se encerrou na última quinta-feira (15/08). Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, o destaque fica por conta de prefeitos no cargo que buscam mais quatro anos de mandato. Grande parte desponta com favoritismo. A principal interrogação acontece em São Fidélis, que teve mudança no comando da Prefeitura há apenas cinco meses. Cinco cidades têm mandatários brigando por uma nova eleição. São eles: Geane Vincler (União Brasil), em Cardoso Moreira; Welberth Rezende (Cidadania), em Macaé; Léo Pelanca (PL), em Italva; José William (PL), em São Fidélis; e Carla Caputi (União Brasil), em São João da Barra
Os três primeiros foram eleitos prefeitos em 2020. Já os dois últimos, compunham as chapas eleitas como vice e assumiram o comando do Executivo por motivos distintos. José William se tornou prefeito de São Fidélis há cinco meses, após a cassação de Amarildo Alcântara. Já Carla Caputi assumiu a Prefeitura de São João da Barra em abril de 2022, após Carla Machado (PT) renunciar para concorrer às eleições daquele ano como deputada estadual.
Cardoso Moreira – Se em 2020, Geane Vincler (União) derrotou Neto Sardinha com vantagem de oito votos, desta vez o cenário é completamente diferente. Neto Sardinha hoje é aliado de Geane Vincler. O que aumenta a força da atual prefeita na disputa. A prefeita terá como vice a vereadora Neriete Navarro (União). Em 2020, o vice eleito foi Wladmir da Silva Lopes. Ela conta com o apoio do deputado estadual Thiago Rangel (PMB) e tem como adversário o ex-vereador Renatinho Medeiros (Republicanos), com o ex-prefeito Gilson Siqueira (Republicanos) compondo como vice.
Macaé – Atual presidente estadual do partido Cidadania, Welberth Rezende chega ao pleito contando números positivos da sua gestão, além do apoio de nomes importantes em busca da reeleição, como o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União). Tem como vice Fabiano Paschoal (MDB), ex-presidente da OAB-RJ e ex-procurador do município.
Welberth terá como rivais: o ex-prefeito Dr. Aluizio (PDT) – com a candidatura sub júdice -, com o médico Carlos Emir (PDT) como vice; Delegado Felício Laterça (PP) com o Policial Militar Marcelo Siqueira (PP) como vice; e o sargento do exército Fabio Pereira Passos (Avante), com o vigilante Marcus Vinicius Gomes da Silva (Avante) como vice.
São Fidélis – A cidade vive um cenário político conturbado. José William (PL) assumiu a Prefeitura há cinco meses, após Amarildo Alcântara ser cassado. José William busca seguir no governo e escolheu para vice na chapa o médico Dr. Fábio Abreu. A situação terá de enfrentar cinco oponentes: Davi Loureiro Neto /Dr. Sebastião Neto (PP); Higor Porto /Dr. Carlos Eduardo Dias Raposo (União) (União); Leyla Macedo/Dr. Getúlio (PT); Gilberto Malafaia/Paulo Locutor (Novo) e Jairo Aquino (SD)/Claudinha Abreu (Cidadania).
São João da Barra – Carla Caputi conta com o apoio da deputada estadual Carla Machado (eleita prefeita quatro vezes), além da aliança com o presidente da Alerj. O vereador Chico da Quixaba foi escolhido para compor a chapa como vice. Caputi terá como adversário na disputa o administrador público Danilo Barreto (Novo), com a Professora Maria Adriana (Progressistas) como vice.
Italva – Léo Pelanca (PL) tenta a reeleição e conta com o
apoio do deputado estadual Thiago Rangel (PMB). Ele terá como vice Plínio
Fernandes, que foi um dos coordenadores da campanha vencedora de 2020. Léo vai
concorrer com dois ex-prefeitos interinos em tempos conturbados do município:
Alcirley Lima (União) e Claudinei Melo (Avante). Eles chegaram a assumir o
Executivo em anos anteriores, após afastamentos de Margareth Soares – que viria
a ser cassada. Alcirley tem como vice o empresário Gerlindo Motoka, ex-vereador
e terceiro colocado nas eleições para prefeito em 2020 e muito querido pela
população. Já Claudinei compõe a chapa com Alexandre Buru (Avante). *Com informações do JTV.
PUBLICIDADE