Unidade híbrida Sesc–Senac em Itaperuna oferecerá assistência, cultura, educação e formação profissional.
A cidade de Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro, ganhará a primeira unidade híbrida do Sesc e do Senac nessa região. O município já conta com unidade do Senac, onde são oferecidos cursos de capacitação e de formação profissional, e também recebe atrações do Natal Sesc. Mas desta vez, o desembarque das duas instituições será de forma fixa e perene, com uma estrutura de cerca de 7 mil metros quadrados, onde a população poderá usufruir de serviços de assistência, cultura, educação, lazer e saúde em um só lugar.
O complexo será erguido em um terreno na Av. Deputado Cory de Campos Pillar Filho, na Cidade Nova. A obra – atualmente em fase de limpeza do terreno e terraplenagem – tem previsão de conclusão em 18 meses. A edificação central terá 3 pavimentos, que abrigarão piscina para adultos com deck, quadra poliesportiva, parque infantil (playground), clínica odontológica, espaço de saúde da mulher (exames de mamografia e Papanicolau), academia de ginástica, espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, além de dois espaços multiuso. Também haverá laboratórios flexíveis para ensino profissional de saúde, bem-estar, beleza e outras carreiras – tudo em ambiente digital e em infraestrutura de ponta característica do Senac do Rio de Janeiro.
Unidade terá painéis solares e sistema de captação de água
O projeto arquitetônico está alinhado às demandas sociais e ambientais contemporâneas. De acordo com o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc e Senac RJ, Fábio Soares, as características do empreendimento refletem o compromisso das instituições em integrar práticas ecológicas em suas operações, contribuindo para um futuro mais equilibrado e consciente.
“Um dos principais pilares de sustentabilidade adotados pela nova unidade é a eficiência energética. Painéis solares estrategicamente posicionados nos telhados vão garantir uma produção de energia limpa e reduzirão a dependência de fontes não renováveis. Além disso, a unidade vai incorporar o uso de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental. Sistemas de captação de água da chuva serão implementados para suprir parte das necessidades hídricas do local, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região”, enumera o diretor.
Fabio Soares acrescenta ainda que a gestão de resíduos é outro ponto crucial no compromisso sustentável do Sesc-Senac Itaperuna, a exemplo das outras unidades no estado.
“Programas de coleta seletiva e reciclagem serão implementados, incentivando colaboradores e visitantes a descartar seus resíduos de maneira consciente. E parcerias com cooperativas locais de reciclagem serão estabelecidas para promover a inclusão social e econômica na região”, diz o diretor, lembrando do compromisso que Sesc e Senac têm como signatários do Pacto Global da ONU.
Estudos recomendam a expansão ao Noroeste
Com 103 mil habitantes, Itaperuna fica distante cerca de 100 quilômetros da unidade mais próxima do Sesc, a de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. Estudos feitos pela instituição apontaram a necessidade da expansão para o Noroeste – uma região com população estimada em 320 mil pessoas.
Uma pesquisa feita com moradores mostrou que 91% dos entrevistados teriam interesse em frequentar uma unidade do Sesc, caso fosse instalada em Itaperuna. Em termos de geografia urbana, a cidade é o que se chama de “centróide”, sendo o núcleo econômico e social de uma região que engloba municípios como Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Miracema, Porciúncula, Italva, entre outros. Ao criar uma unidade em Itaperuna, Sesc e Senac RJ têm expectativa de elevar os indicadores sociais e econômicos do município e do entorno.
PUBLICIDADE