Mais de 100 alunos da rede estadual são premiados na OBMEP

 


Na tarde da última quarta-feira (25/09), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, foi realizada a Cerimônia Nacional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, para estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. Um evento especial, que premiou 127 alunos da rede estadual, além de professores e escolas estaduais.

 – Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições que participam. Não foi diferente em mais uma competição da OBMEP. Isso mostra que estamos no caminho certo para ofertar um ensino público da mais alta qualidade – afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Esta iniciativa contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

— É um orgulho imenso ver tantos jovens da nossa rede premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática! Ao incentivar a participação na Obmep, reafirmamos o compromisso da Seeduc-RJ com a qualidade da Educação e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. A Matemática, com seu poder de estimular o raciocínio lógico, é uma ferramenta essencial para promover o pensamento crítico e desenvolver habilidades para a vida pessoal e profissional — diz a subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Joilza Rangel.

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A iniciativa é a maior competição científica do país. Sua 18ª edição reuniu mais de 18 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição. Um dos premiados desta edição foi o professor Fernando Rocha, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis. Ele coordena o projeto Sala de Aula Invertida, uma iniciativa inovadora que já levou seus alunos a disputarem – e ganharem – muitas competições, tanto no Brasil como em todo o mundo.

— As ações desenvolvidas por nós são todas baseadas em estudos científicos na área da neurociência. Muitas das ferramentas utilizadas vieram de pesquisas em aprendizagem tiradas de publicações de renomadas revistas internacionais. A metodologia aplicada foca em, antes de o aluno tentar aprender, primeiro trabalhar a sua mudança de comportamento. Essa conquista não só enaltece o desempenho individual dos estudantes, mas também evidencia o esforço do colégio em estimular o interesse pelo estudo e aprimorar as habilidades de seus alunos — destacou o docente, explicando o sucesso de sua metodologia.

Sobre a OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP é uma das maiores competições científicas do Brasil, dirigida tanto às escolas públicas quanto privadas. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio do conhecimento. Além disso, a competição visa melhorar a qualidade da educação básica no país.

A Olimpíada estimula o estudo da matemática, além de promover a inclusão social e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais estudantes tenham acesso a material didático de qualidade. A OBMEP é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Com isso, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras da Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo.



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