Deputada pede melhorias no atendimento aos alunos com autismo em escolas públicas do RJ

 

Deputada pede melhorias no atendimento aos alunos com autismo em escolas públicas

Coautora da Lei que inclui o Dia e a Semana do Orgulho Autista no Calendário Oficial do Rio, a deputada Célia Jordão (PL) propôs melhorias na infraestrutura das escolas estaduais, a fim de atender aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio da Indicação Legislativa Nº 4052, a parlamentar solicitou ao governador a implementação de salas de recursos para atendimento educacional especializado em toda a rede pública de ensino médio dos 92 municípios do Rio.

Célia Jordão relembrou a importância de iniciativas públicas que visam promover a inclusão, como a criação do Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista - CETEA, instalado pela prefeitura de Angra dos Reis em setembro deste ano.

A instituição recebe crianças da cidade com atendimento educacional especializado, de acordo com as especificidades de cada aluno, desenvolvendo atividades de cunho pedagógico e estimulando habilidades cognitivas, sensoriais, sociais, comunicacionais e psicomotoras, além das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI).

“A partir desse exemplo, percebemos como é necessário e urgente que trabalhos como esse sejam estendidos a todo estado e abarque também o ensino médio, com salas de recursos, visando à manutenção dos avanços já alcançados no desenvolvimento dessas crianças. Dessa forma, conseguiremos garantir um futuro melhor, com equipamentos públicos ainda mais inclusivos”, justificou a deputada.

Essa não é a primeira vez que a parlamentar prioriza o assunto. Quando esteve como secretária de Assistência Social de Angra, Célia Jordão implantou unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município, além de incentivar a criação de projetos de inclusão social, como o projeto ‘Angra, Cidade Inclusiva’.

PUBLICIDADE




Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.