Municípios fluminenses recebem o Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada

 


Um dia repleto de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação fluminense. Nesta terça-feira (17/12), foi realizada no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, Zona Central do Rio, a entrega do Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, que premia as secretarias de Educação municipais, estaduais e distritais que se destacaram na alfabetização das crianças brasileiras. E muitos municípios do Estado do Rio tiveram seu desempenho reconhecido, sendo 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com o Selo Prata e outros 11 com o Selo Bronze.

— Estamos vivendo um momento diferente no Rio de Janeiro. Há muito tempo nosso estado não participava efetivamente dats políticas em relação ao desenvolvimento da educação. Queremos agora olhar para o futuro e fazer dessa jornada um desafio constante, de conhecimento e muita cumplicidade. Alfabetizar é complexo e, às vezes, doloroso. Mas deve ser feito com amor e dedicação. Esse é o compromisso. A gente deseja a vitória, e o êxito do nosso povo é o sucesso da administração pública — destacou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Suas metas visam direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.

— Nós fomos apresentados ao Compromisso no ano passado, e esse tempo todo significou muito para nós. Foi um caminhar muito grande. Essa ação levou centenas de pessoas a refletirem sobre quais são os melhores caminhos para a alfabetização no nosso estado, ao lado de cada município, pensando nas suas especificidades, os seus cuidados, as suas histórias de formação. O selo é a consagração de tudo que foi feito nesta união entre estados e municípios. É aquela coisa de caminharmos juntos, de mãos dadas, e pensar a alfabetização de forma libertadora. Com essa perspectiva, a gente terá um resultado melhor não apenas no Ensino Médio, mas para toda a vida de nossos estudantes — enfatizou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros. 

Esta iniciativa estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. Assim, o programa tem o objetivo de fornecer suporte para ações efetivas nos estados, municípios e no Distrito Federal, visando que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Para isso, o governo destinará mais de R$ 3 bilhões até 2026, para a melhoria da alfabetização infantil em todo o Brasil.

 — O que estamos vendo é algo que há muito não se via nesse estado, que é essa união de municípios junto conosco. Nós estamos fazendo educação para um menino e uma menina que está lá no território que é de todos nós. O tempo todo a gente afirma que os estudantes são nossos, são desse estado. Eles não podem ser de nenhum modo tratados de forma desigual. Todos os que estão aqui são ouro, porque todos trabalham para alfabetizar a nossa criança. É um momento histórico de celebração, de união, de esforço do estado do Rio de Janeiro para que todas as crianças sejam alfabetizadas — ressaltou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.

A concessão do selo, lançado em setembro deste ano, envolveu a análise de evidências das ações das secretarias de Educação em dimensões como institucionalização de políticas de alfabetização, formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos. Entre os seus objetivos, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação. 

— Todo mundo que está aqui deve se considerar ouro, porque a gente está trabalhando para caramba, para fazer a diferença nesse estado. Em nome de todos os secretários de Educação dos municípios, quero agradecer a força de todos da Seeduc-RJ, para que sejamos mais fortes. Nosso objetivo é criar um time para auxiliar e dar suporte a todas as prefeituras, sem nunca perder nosso foco, que é fazer da educação de nosso estado uma das melhores do país — enfatizou Osório Luís Figueiredo de Souza, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

O evento também marcou o lançamento do espaço destinado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no site da Secretaria de Estado de Educação, com todas as informações e dados relacionados a esta ação no estado do Rio de Janeiro.

— No fim do ano, eu termino meu segundo mandato de prefeita e, quando alguém me pergunta como é que eu quero ser lembrada, eu quero ser lembrada como uma prefeita que transformou a educação de Quissamã. Hoje, eu tenho certeza de que, quando a gente investe em educação, a gente transforma a cidade. Estamos muito felizes com esse Selo Ouro. Nosso objetivo foi fazer com que todo mundo, de mãos dadas, trabalhe para a gente transformar a vida de nossas crianças — enalteceu a prefeita de Quissamã, Flávia Pacheco.

Esse marco reforça o comprometimento em proporcionar a educação de qualidade e alfabetização para todos os jovens e crianças, ao lado dos municípios fluminenses, tendo por base cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.

— Esse momento é histórico e deve servir de inspiração a todos. Ano que vem, vamos ter um material único para o estado do Rio de Janeiro, criando uma identidade estadual, sem deixar de valorizar as características de cada região. Esse é o nosso objetivo, fazer com que nossos estudantes não sejam apenas bons leitores, mas tenham a capacidade de contextualizar. São muitos os desafios, a nossa estrada ainda é longa, mas estamos no caminho certo e não podemos perder esse bonde — concluiu a secretária Roberta Barreto.

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