Deputado quer isenção em pedágio para veículos de Guapimirim e Campos dos Goytacazes nas BR's 116 e 101

 


O deputado estadual Thiago Rangel (PMB) solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que conceda isenção de pedágio ou desconto de 50% nas praças P1 e P2 da BR-101/RJ/Norte, para os veículos emplacados no município de Campos dos Goytacazes, e na BR-116/RJ (Rio x Teresópolis), para veículos de Guapimirim. Segundo o deputado, os valores de pedágio geram dificuldades financeiras para os moradores dessas cidades que usam diariamente as rodovias em busca de serviços essenciais, como educação, saúde e trabalho.

A solicitação foi feita também às prefeituras e concessionárias responsáveis, a fim de que se crie um convênio para possibilitar a iniciativa. “O custo do pedágio prejudica o direito de ir e vir dos cidadãos desses municípios, pois muitos são impedidos de realizar deslocamentos frequentes, essenciais para sua qualidade de vida. O pedágio elevado é uma barreira para o livre exercício da cidadania e compromete a mobilidade dos moradores”, justificou Rangel.

O parlamentar exemplificou que o benefício já funciona em municípios como Resende, em que moradores têm a isenção de pedágio, e isso contribui significativamente para a melhoria da mobilidade local. “Vemos que é possível adotar uma política semelhante para Campos dos Goytacazes e Guapimirim sem comprometer a viabilidade econômica da concessão”, defendeu o deputado.    

A iniciativa também será um incentivo para que os moradores façam a transferência das placas, aumentando, dessa forma, a arrecadação dos municípios, uma vez que metade do valor do IPVA vai para as prefeituras. As solicitações foram feitas por meio das Indicações Legislativas Nº 4266/2024 e Nº 4265/2024.

PUBLICIDADE




Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.