Com as fortes chuvas que atingiram a região da cabeceira do Rio Carangola na noite de quarta-feira (08/01), o nível do rio, subiu significativamente. Na manhã desta quinta-feira (09/01), o volume atingiu 5,45m, superando a cota de transbordo de 5,20m.
Apesar da elevação não há registros de desalojados. A Defesa Civil segue monitorando a situação e informou que as chuvas cessaram nas regiões de maior risco para o município.
Evolução do nível do Rio
- Cota de atenção: 3,80m
- Cota de possível transbordo: 5,20m
- Medições:7h: 5,18m
- 9h: 5,45m (cota de transbordo atingida)
Segundo o secretário de Defesa Civil, Edimaldo Ferreira, a elevação do rio é resultado do escoamento das fortes chuvas registradas na noite anterior em municípios vizinhos como Carangola e Divino.
“Em contato com a Defesa Civil de Carangola e Divino, fomos informados que a chuva deu uma trégua, e a água que está chegando aqui é consequência do escoamento das chuvas de ontem,” explicou Ferreira.
Medidas preventivas e orientação à população
Com a previsão de novas chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil de Porciúncula reforçou o monitoramento nas áreas propensas a alagamentos, como:
- Ilha
- Operário
- Centro (Beco do Hospital)
- Santinha
Equipes já estão posicionadas para oferecer suporte à população em caso de emergência.
O prefeito Guilherme Fonseca informou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas e que os secretários municipais foram convocados para auxiliar em situações de alagamento ou necessidade de evacuação.
- Evite locais de risco: Não tente atravessar áreas alagadas e procure abrigo seguro em caso de emergência.
- Em caso de necessidade: Entre em contato com a Defesa Civil para solicitar assistência imediata.
Contato e acompanhamento
A Defesa Civil de Porciúncula segue em alerta máximo, monitorando o rio Carangola e as condições meteorológicas. Os cidadãos devem permanecer atentos às informações oficiais e seguir as orientações de segurança para proteger suas famílias e propriedades.
PUBLICIDADE
Tags
Região