Atleta campista que venceu câncer deixa o Flamengo em direção ao futebol europeu

 


Natural de Campos dos Goytacazes, o goleiro Raphael Nunes, de 19 anos, deixa o Flamengo após assinar um contrato de quatro anos com o Polissya, clube da primeira divisão da Ucrânia. Há quase dois anos, quando era goleiro do sub-17, o campista foi diagnosticado com um tumor no testículo e teve que se afastar dos gramados. Agora, já recuperado, dá mais um passo para realizar o sonho de ser jogador profissional.

Segundo informações publicadas pelo ge, o goleiro será integrado ao elenco profissional do Polissya e ficará também à disposição do time B (sub-21) enquanto vive o período de adaptação no país. O Flamengo não terá compensação financeira na negociação, mas vai manter 30% dos direitos econômicos do jovem visando o lucro em uma venda futura.

Diagnóstico do câncer e recuperação

O diagnóstico do câncer veio logo após um torneio do sub-18 que aconteceu na Croácia e na República Tcheca, em julho do ano passado. No treino antes de embarcar, Raphael levou uma bolada no local e tratou como uma situação rotineira na vida de um goleiro.

A dor foi considerada comum, desapareceu logo depois, e o jogador continuou as atividades normalmente. Já na Croácia, cerca de cinco dias depois, ele notou um inchaço durante o banho e procurou o departamento médico do Flamengo, que iniciou o acompanhamento. Assim que a delegação chegou ao Brasil, o campista fez vários exames para tentar identificar o que seria. Após análises, foi descoberto o tumor.

Ele passou por uma cirurgia para retirada do tumor. Como houve contato das células cancerígenas com a corrente sanguínea, que as deslocou para tecidos do pulmão e do abdômen, Raphael precisou fazer quimioterapia.

As sessões de quimioterapia começaram no mês de outubro e se estenderam até dezembro – com intervalo de duas semanas entre cada uma. Nove meses depois, em abril de 2024, o goleiro foi liberado para voltar aos treinos e iniciou a transição. Em maio, voltou a ficar à disposição do sub-20, mas apenas em julho retornou aos gramados.

No dia 20 de julho, Raphael fez a sua primeira – e até o momento única – partida depois do tumor. Ele foi titular no time sub-20 e não sofreu gols no empate com o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca.

O campista chegou ao Flamengo em maio de 2021, após uma passagem de destaque no Cruzeiro, e assinou contrato até janeiro de 2026. Em setembro de 2022, ele fez o seu primeiro treinamento junto ao elenco principal.

Fonte: Manchete-RJ


 PUBLICIDADE


Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
whatsapp da Folha de Italva

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!

Receba as notícias de Italva e do Noroeste Fluminense.