Justiça proíbe a Concessionária Águas do Rio de práticas abusivas em cobranças de Água e Esgoto


A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) obtiveram uma importante vitória em uma ação civil pública movida contra a concessionária Águas do Rio.

A decisão, publicada nesta segunda-feira (03/02), determina que a Águas do Rio interrompa práticas consideradas abusivas e ilegais na cobrança de débitos de consumidores, sob pena de multa de 50 mil reais para cada infração que cometer.

A partir de agora, a concessionária de água será penalizada sempre que cobrar dos novos ocupantes dívidas de antigos moradores de imóveis - prática que vinha prejudicando consumidores que se viam obrigados a arcar com débitos de moradores anteriores.

Além disso, a decisão reforça que o nome de consumidores não pode ser inscrito indevidamente nos cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa, quando não há débito real. Essa decisão oferece mais segurança e proteção aos consumidores, evitando que eles sejam prejudicados com registros negativos em seus nomes sem justa causa.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca reforça que os consumidores devem ficar atentos aos seus direitos e contatar Secretaria e Autarquia caso se sintam lesados.

“Essa ação civil pública foi aberta após identificarmos diversas denúncias e reclamações de consumidores, que apontavam que a Águas do Rio estaria cometendo infrações que ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Essa medida é uma grande conquista para as milhares de famílias fluminenses que se viam injustamente cobradas, mas para que as sanções sejam aplicadas, é importante que os consumidores registrem suas reclamações ou denúncias sempre que passarem por essas situações” - explicou o Secretário.

Gutemberg Fonseca informa que essa ação reforça o compromisso da SEDCON e do PROCON-RJ em garantir os direitos dos consumidores e combater abusos de empresas concessionárias no estado.

A SEDCON e o PROCON-RJ seguem vigilantes e comprometidos com a defesa dos direitos dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro. Com mais essa vitória, as famílias afetadas podem respirar aliviadas, sabendo que seus direitos estão sendo respeitados.

Ações como essa ajudam a criar um ambiente mais justo e seguro para todos, e vamos continuar a atuar incansavelmente para assegurar que os consumidores do Rio de Janeiro sejam tratados com respeito e dignidade” - afirmou o Secretário.

Outras Ações de Defesa do Consumidor

A SEDCON e o PROCON-RJ têm tomado diversas ações para proteger os consumidores fluminenses, especialmente contra a concessionária Águas do Rio.

Em dezembro de 2024, uma liminar concedida pela 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital obrigou a concessionária a arcar com as despesas médicas e funerárias dos consumidores afetados pelo rompimento de uma adutora em Rocha Miranda, que causou danos materiais, físicos e psicológicos a moradores da região.

A Águas do Rio também foi obrigada a fornecer moradia temporária digna às vítimas.

Além disso, a Secretaria e a Autarquia abriram processos administrativos e ações civis públicas contra concessionárias por falhas nos serviços e cobranças indevidas, em resposta a denúncias recorrentes de consumidores.

No ano passado, a SEDCON e o PROCON-RJ também realizaram reuniões com representantes das concessionárias responsáveis pelo abastecimento de água no estado para exigir explicações sobre as falhas nos serviços e as cobranças indevidas.

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