Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana realizaram nesta terça-feira (25/02) uma visita institucional ao Centro Educacional Nosso Mundo (CENOM), em Natividade. Participaram da visita, que faz parte do primeiro Programa de Saúde Auditiva do Estado do Rio de Janeiro: Renata Aparecida Moraes Cruz - assistente sócia; Adriana Luzia Jardim da Silva - fonoaudióloga e Evandro Oliveira Carvalho - ouvidor.
O programa abrange 37 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. A assistente social apresentou as demandas do município. Uma delas é conseguir mais vagas nos próximos meses para atender bonjesuenses, já que a parceria com o CENOM é por meio de um consórcio.
Além disso, os servidores agradeceram o apoio, que fortalece a parceria com a instituição, e falaram do comprometimento da equipe em atender as necessidades dos portadores de deficiência auditiva e suas famílias. “É preciso integrá-los produtivamente ao meio familiar e social, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, explicou Renata.
Atualmente, a Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde atende, aproximadamente, 360 usuários, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos com perda auditiva bilateral. O atendimento é prestado juntamente com uma fonoaudióloga.
As técnicas foram aprendidas pela assistente social Renata em 2023, num curso de capacitação em Saúde Auditiva, com uso de próteses auditivas (aparelho de amplificação sonora individual- AASI), realizado pelo Centro de Especialização em Reabilitação II Auditivo e Intelectual do CENOM. O atendimento em Bom Jesus é feito na Clínica da Família Padre José Paulo.
Tags
Região