Nesta segunda-feira (14/04), a Prefeitura Municipal de
Italva promoveu um grande investimento na capacitação de seus servidores que
atuam na área da Saúde do município. As servidoras Clara M. Ribeiro e Roberta
Martins participaram de um curso específico do programa Mais Acesso a
Especialistas do Ministério da Saúde, realizado na cidade de Itaperuna, no
auditório da Secretaria Municipal de Saúde daquele município.
O curso abordou a implantação de um novo sistema de
regulação que já está sendo implementado em toda a região, além de tratar do
fluxo de encaminhamento dos usuários conforme as Ofertas de Consultas e
Intervenções (OCI’s) nas especialidades de oftalmologia e oncologia, que
integram o plano de ação regional.
Sobre o Programa
O Programa Mais Acesso a Especialistas, também chamado de
Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial
Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada
em Saúde - PNAES e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso
à Atenção Especializada em Saúde - AES. O foco é tornar o acesso do paciente às
consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos
burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção
Primária - eAP, por exemplo a Equipe de Saúde da Família - eSF.
Quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame
especializado, ele não será colocado em várias filas para atendimento. Para
resolver isso, o paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza
todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa. A secretaria de
saúde deverá supervisionar esse serviço para garantir que tudo seja realizado
em, no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação. Assim, o paciente irá para
uma única fila, com agendamento específico e garantia de retorno para a eAP que
acompanha o caso.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a valorização dos
servidores e a modernização da gestão pública, investindo na formação e no
desenvolvimento profissional como ferramentas estratégicas para o aprimoramento
dos serviços prestados à população com o objetivo de oferecer um atendimento
cada vez mais qualificado à população.
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